terça-feira, 3 de junho de 2014

Nossos Intocáveis músicos

Bem... Na verdade nem imagino como começar a escrever sobre assunto tão minuncioso e extremamente delicado. Primeiro porque se falar nos exclusivistas músicos de igreja, requer um enorme cuidado, mas é muito cuidado mesmo, afinal os irmãos são intocáveis, donos da verdade e das permissões-proibições do louvor atual. Segundo porque poucos são os músicos que buscam mortificar a carne, o orgulho, a presunção e a vaidade, poucos. E por consequencia, muitos são os músicos que vivem a “novidade de vida” da carne, do orgulho, da presunção e da vaidade! Entenderam porque o assunto é complexo? Porque eu tenho que falar com grandes milindres? São porcelanas que, frágeis e explodidos ao mesmo tempo, odeiam a verdade sobre o que fazem e o que são?!
Conivente ou sincero? Eis a questão!
Opto pela sinceridade!
Pois bem.
Há muito tenho observado, analisado, ido à fundo no estudo da estrutura musical dentro de muitas igrejas de Cristo. Conversado com músicos sinceros de coração, com regentes e maestros que anseiam por avivamento genuíno, discutido com colegas, coristas, me aconselhado com pastores, presbíteros, ministros de músicas, líderes de departamento, enfim... Inevitavelmente cheguei a uma conclusão: Criamos cobra!
Longe de mim esteja criar patamares de espiritualidade entre uns e outros e dizer: “Aah, porque eu sou de Apolo, só aprovo as coisas de Apolo!” ou então “Aah! Pedro é mais crente e mais espiritual porque canta somente esse ou aquele hinário” ou então “Aah! Paulo comparado com Pedro e Apolo é o único exemplo a ser seguido porque ele adora correto!”. Longe o proselitismo!
Somente através de Jesus e da estrita obediência aos preceitos de adoração e liderança bíblicos que me baseio nesse pequeno texto. Aos pautados exclusivamente nesse alicerce, Graças a Deus! Aos que se pautam nos alicerces abaixo, chegou a hora de voltar-se aos padrões expostos nas Escrituras! Urgentemente! (se é que você continuará a ler o meu texto, lógico)
Já escrevi sobre princípios básicos da músicas e agora trago à tona o perfil dos músicos atuais!
Como eu estava falando, a minha densa pesquisa para conclusão de um artigo sobre: “Teologia e Música: A Estrita ligação do louvor com o exato conhecimento de Deus”, se focou em regentes/músicos/líderes de departamento e de louvor/ministros de música/coristas das igrejas protestantes tradicionais (Batistas da Convenção, Batistas Bíblicos, Batistas Regulares e Presbiterianos Conservadores). E de fato, existem alguns pontos comuns a todos.
a) Quanto à liderança musical
b) Quanto aos grupos musicais
c) Quanto aos músicos
d) Quanto às músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário